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quinta-feira, 4 de março de 2010

ATUAÇÃO DOS EVENTOS NAS DIFERENTES ESFERAS DO MARKETING

O profissional de eventos deverá estar capacitado para atuar na organização de eventos nas mais diversas áreas e suas abrangências.
Considera-se o conhecimento das esferas básicas do marketing como requisito vital para a atuação eficaz no mercado dos eventos. Essas esferas atingem, em geral, cinco pilares da sociedade contemporânea.

Marketing de serviços Considerando-se que serviços são atividades ou benefícios oferecidos de uma parte à outra e essencialmente intangíveis, não resultam em posse de bens. Os serviços são intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis; características únicas que apresentam problemas e solicitam estratégias especiais. O empreendedor deve traçar metas para tornar tais serviços tangíveis aumentando a produtividade de seus fornecedores, padronizando sua qualidade, melhorando a capacidade de ofertas e criando diferenciações competitivas com o auxílio do profissional de marketing e de eventos. O turismo faz uso constante das premissas do marketing de serviços.
Marketing de organizações As organizações também podem ser "vendidas". É o chamado marketing institucional, constituído para criar, manter e alterar comportamentos e atitudes do público-alvo diante de determinada organização. Avaliada e analisada a imagem dela, desenvolve-se um plano de marketing para gerar a imagem adequada.
Marketing de pessoas
Com o mesmo peso do marketing institucional, o marketing de pessoas ata principalmente na geração da imagem adequada. É mais utilizado entre celebridades e canditados políticos. Abrangendo todas as técnicas de comunicação, o marketing de pessoas irá nortear o processo do marketing usual, com vistas a suprir as necessidades de um público específico, angariando a aprovação da sociedade, construindo uma imagem pessoal sólida que transmita confiabilidade.
Marketing de locais
o marketing de locais envolve atividades que alteram o comportamento em relação a lugares. São suas estratégias que delimitam as ações de promoção de destinos considerados turísticos, juntamente com os procedimentos do marketing de produtos e serviços.
Marketing de idéias
Também chamado marketing social, define as necessidades de mudanças e propõe nova mentalidade de uma causa ou assunto, solicitando programas que aumentem a credibilidade dessa nova idéia. Desenvolvendo canais apropriados na distribuição de idéias, o marketing social tem sido aplicado a programas de planejamento familiar, campanhas antitabagismo, programas de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, entre outras questões públicas sociais.
Pode-se etender que, dentro do círculo contínuo de um composto mercadológico que visa orientar a ação do marketing, está inserida a política de promoção de um produto ou serviço. Essa política se constitui na sua dilvulgação, em todos os segmentos; na seleção estratégica dos diferentes tipos de mídia e dos respectivos veículos de comunicação ; e na elaboração de mensagens eficientes e compatíveis com o repertório
do público-alvo, a fim de consolidar este mesmo produto ou serviço. Hoje o evento é eleito como um dos melhores meios de comunicação dirigida e interativa.