Powered By Blogger

terça-feira, 2 de março de 2010

CONCEITO DO EVENTO

Muito mais que um acontecimento de sucesso, festa, linguagem de comunicação, atividade de relações públicas ou mesmo estratégia de marketing, o evento é a soma de esforços e ações planejadas com o objetivo de alcançar resultados definidos junto ao seu público-alvo.

Outras definições de eventos podem ser consideradas:
  • conjunto de ações profissionais desenvolvidas com o objetivo de atingir resultados qualificados e quantificados junto ao público-alvo;
  • conjunto de atividades profissionais desenvolvidas com o objetivo de alcançar o seu público-alvo por meio de lançamento de produtos, da apresentação de pessoas, empresas ou entidades, visando estabelecer o seu conceito ou recuperar a sua imagem;
  • realização de ato comemorativo, com ou sem finalidade mercadológica, visando apresentar, conquistar ou recuperar seu público-alvo;
  • ação profissional que envolve pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação de um projeto, visando atingir o seu público-alvo com medidas concretas e resultados projetados.
Nesse contexto de autonomia empresarial, o evento apresenta várias concepções que podem ser assim entendidas:
  • quando representa a sua própria atividade comercial de cujo resultados a empresa depende para sobreviver e crescer no mercado. São eventos realizados pelas inúmeras empresas organizadoras que existem no mercado;
  • como subproduto, ou seja, serve de apoio para comercializar ou divulgar os seus principais produtos ou atingir objetivos mercadológicos, que podem ser externos ou internos;
  • quando os hotéis se utilizam da realização de eventos internos como uma das formas de garantir hospedagem, freqüência nos restaurantes, boates, entre outros;
  • para angariar fundos, difundir atividades sociais, conhecimentos científicos, entre outros;
  • como forma institucional: criando ou mantendo imagem positiva da empresa junto a vários públicos.
Fica claro, no entanto, que o produto somente deverá existir quando vier a satisfazer a necessidade de determinado público.