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quinta-feira, 4 de março de 2010

O EVENTO DE NEGÓCIOS

Para que o evento seja considerado evento de negócios, precisa ter pelo menos, um destes objetivos:

- aperfeiçoamento cultural, científico, técnico ou profissional dos participantes;
- divulgação ou o intercâmbio de experiências e técnicas pertinentes a determinada área de conhecimento;
- congraçamento profissional e social dos participantes.


    O segmento de eventos de negócios possui algumas peculiaridades que auxiliam na captação e na lucratividade de eventos subseqüentes. Cada uma delas deve ser considerada quando da escolha do tipo de evento na definição dos seus objetivos e do planejamento de marketing, a seguir:

    Rotatividade da sede do evento - Normalmente os eventos são rotativos, ou seja, durante a sua realização é nomeada a Comissão Organizadora do próximo evento, bem como a data, o local e a cidade que hospedará a próxima edição. No segmento de congressos médicos, 79% dos eventos são realizados em destinos diferentes a cada edição.
    Elevado número de participantes em feiras - Pelas suas características abrangentes, uma única feira pode facilmente receber milhares de visitantes. Assim, esse tipo de evento é extremamente interessante para os empreendimentos hoteleiros, especialmente os que se localizam perto de grandes centros de exposições. Atentar para o calendário de eventos desses locais é fundamental para executar um bom trabalho de vendas.
    Necessidade de reciclagem profissional constante - Esta é a força motriz dos eventos, pois nenhum profissional pode deixar de atualizar e reciclar conhecimentos técnicos e específicos em sua profissão. Damos destaque aqui para a área médica, que promove anualmente um sem-número de eventos relativos a cada especialidade.
    Setor de destino único e obrigatório - Como o evento é único, também deve ser o direcionamento de todo o público que dele participará. Além de ir para o mesmo local, essas pessoas devem fazê-lo no mesmo período de tempo.
    Periocidade dos eventos - Quase todos esses tipos de eventos se repetem com períodos de intervalos regulares, ou seja, podem ser anuais, bienais, por exemplo. Infelizmente, essa informação básica parece passar desapercebida por vários profissionais experientes. Poucos observam e planejam suas atividades de marketing e vendas com a antecedência devida, para poder lucrar ainda mais nesse segmento de mercado.
    Acontecem na baixa temporada do turismo de lazer - Para poder obter melhores condições de negociação com seus fornecedores turísticos (hotéis, companhias aéreas, agências de viagens e transportadoras terrestres) e evitar os congestionamentos de tráfego (aéreo e rodoviário) que ocorrem durante os períodos de férias escolares, os organizadores escolhem a baixa temporada para a realização de seus eventos.
    Datas e temas divulgados com bastante antecedência - Quanto mais tempo se tiver para trabalhar antes do evento acontecer, maiores serão as oportunidades para conseguir realizar boas vendas de seus produtos.
    Maior fidelidade e maior potencial de compra do que o turista de lazer - Está comprovado estatisticamente que o viajante a negócios e/ou de eventos consome e gasta três vezes mais do que o viajante de lazer. Além disso, se for bem atendido, são maiores as possibilidades de ele se tornar fiel.
    Volume de dinheiro gerado - Já foi explicado em detalhes que o turismo de negócios é, indiscutivelmente, o melhor ou um dos melhores segmentos do turismo para trabalhar.
    Duração dos eventos - De poucas horas até um dia para os eventos sociais, a duração aumenta para três a quatro dias, em média, para os eventos abertos ou fechados. Os meses de maior concentração são os de agosto, outubro e novembro.