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quinta-feira, 4 de março de 2010

TURISMO DE EVENTOS

É o segmento do turismo que cuida dos vários tipos de eventos que se realizam nas mais diversas áreas. São congressos, conferências, cursos, exposições, feiras, shows, simpósios, solenidades, por exemplo, que refletem o esforço mercadológico dos mais diversos setores, como as áreas médicas e de saúde, culturais, econômicas, jurídicas, artísticas, esportivas e comerciais, ao ingressarem em seus mercados potenciais com novas tecnologias, descobertas científicas e produtos.
O turismo de eventos surge com a finalidade de planejar e organizar o receptivo dessa demanda exclusiva, dando uma imagem característica àquelas localidades cujo potencial de interesse reside no fluxo nacional e internacional de negócios.
As pessoas que se dedicam à atividade de planejamento e organização de eventos, o fazem em qualquer área, inclusive a turística. Os profissionais dedicados à recepção do contingente humano que freqüenta os eventos são os que trafegam nas diretrizes do turismo, mais especificamente os especialistas no turismo de eventos. As políticas do turismo de eventos e de eventos em turismo são norteadas para uma finalidade comum - o universo do evento.
O evento em turismo

 A linha demarcatória diferencial entre os dois conceitos - eventos em turismo e turismo de eventos - ainda não é plenamente aceita e é freqüentemente confundida.
Diferentemente do turismo de eventos, o evento em turismo é todo e qualquer evento realizado nessa área, para se cumprir o objetivo de promoção divulgação de um bem ou serviço - produto turístico - utilizam-se as ferramentas e técnicas de promoção em marketing que respondam à expectativa de satisfação das motivações turísticas e proporcionem retorno que evidenciem novas condições e exigências do próprio mercado.