São Paulo será sede do próximo Fórum promovido pela Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria, AMFORHT. O evento, que será realizado entre os dias 22 e 24 de setembro de 2010, visa promover a discussão de idéias e tendências, o intercâmbio de experiências e a integração entre instituições que se dedicam à formação na área de Turismo. O tema da vez é “Turismo de Experiência e Formação Profissional”. Dessa grande troca de conhecimentos espera-se alcançar inovação e contemporaneidade em relação à adequação da capacitação ao mercado de trabalho. Afinal, esse é um dos grandes objetivos da Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria - AMFORHT. EVENTOS Os eventos, entendidos como reuniões planejadas e organizadas, podem ter caráter tanto comercial e de marketing como social e cultural. A abordagem acadêmica e científica enfoca a teoria, os métodos e as técnicas; a produção científica; e os eventos como experiência na atualidade. O LAZER E O ENTRETENIMENTO O lazer e o entretenimento considerados a partir de uma perspectiva acadêmico-científica, com abordagem de elementos geralmente associados à temática, tais como formação e atuação profissional, políticas setoriais, diversidade cultural, atividades experienciais, entre outros assuntos. ECONOMIA E MARKETING Estudos sobre a economia da experiência e sua relação com o setor de turismo, hotelaria, lazer e gastronomia. Pesquisas relacionadas ao planejamento e gestão do marketing de experiência em negócios. Utilização de atividades experienciais no turismo, aplicadas por organizações de outros setores da economia. CULTURA E PATRIMÔNIO Identidade, memória, expressões culturais e suas relações com o turismo. Experiências em preservação do patrimônio: tombamento, restauro, revitalização e resignificação. Patrimônio e turismo: inventário, planejamento e gestão, patrimônio material e imaterial. Interpretação patrimonial e outras técnicas, ações e projetos de intervenção. Turismo cultural enquanto segmentação. Políticas públicas de incentivo à cultura, marketing cultural e oferta turística. O olhar acadêmico sobre a relação turismo/patrimônio. Os impactos socioculturais do turismo, relações entre visitantes e visitados, a experiência turística no contexto contemporâneo e as comunicações e construções simbólicas. GASTRONOMIA Gastronomia e cultura. Cultura e memória alimentar. Gastronomia como elemento da experiência turística. Serviços de gastronomia no contexto turístico: bares, restaurantes e casas noturnas. Gastronomia como atrativo turístico: eventos e roteiros gastronômicos. MEIO AMBIENTE Participação da comunidade local no desenvolvimento do turismo sustentável. Planejamento do turismo em áreas naturais. Manejo, conservação dos recursos naturais e gestão da visitação em áreas protegidas. Possíveis interfaces entre ecoturismo e educação ambiental. Ensino, pesquisa e extensão em turismo e meio ambiente. Gestão ambiental de empreendimentos e destinos turísticos. Novas tecnologias apropriadas para o turismo sustentável, turismo e mudanças climáticas. PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS Estudos e discussões sobre os métodos e as técnicas de planejamento turístico, incluindo as novas tecnologias; abordagens relevantes sobre o turismo em destinações; e, principalmente, os resultados obtidos em programas de turismo de experiência. Programas e políticas públicas de turismo, além do papel do Estado no desenvolvimento do setor, incluindo o incentivo ao turismo de experiência. DEMANDA TURÍSTICA Estudos e discussões sobre as necessidades que levam os turistas a querer vivenciar experiências em suas viagens, bem como o perfil da demanda que busca experiências turísticas. A necessidade de segmentação frente à oferta de produtos turísticos experienciais e aos desejos dos turistas. HOSPITALIDADE O deslocamento exige a criação de modos de receber e visitar que permitam que a atividade ocorra dentro de padrões de segurança e respeito. A valorização da experiência na visitação turística estabelece vínculos e compromissos com as pessoas. Esse grupo de trabalho se propõe a discutir e refletir sobre as relações de hospitalidade que se estabelecem entre diversas culturas, o acolhimento gerado, a maneira como as empresas e os destinos turísticos abordam esse assunto, com destaque para os aspectos políticos, econômicos, sociais e estéticos. MEIOS DE HOSPEDAGEM Planejamento e operação/gestão ambiental de meios de hospedagem. Logística. Responsabilidade social em hotelaria. Tipologia e classificação dos meios de hospedagem. Inovações em serviços de meios de hospedagem. Qualidade em empresas de serviços hoteleiros. Marketing e soluções de competitividade. TI e SI aplicados. Treinamento e formação de mão de obra profissional. Produtos e serviços inovadores. Distribuição na hotelaria. Manutenção, retrofit e requalificação. Tendências do mercado: hotéis de luxo, spas, hotéis boutique, hotéis design e hotéis econômicos, supereconômicos e low-price. Hotelaria hospitalar. Redes hoteleiras e hotéis independentes. Acessibilidade para deficientes. Meios de hospedagem alternativos e temáticos. Megaeventos e seus impactos na hotelaria brasileira. High tech e high touch tecnologia, hospitalidade e experiência nos diversos segmentos e para públicos diferenciados. GESTÃO E NEGÓCIOS Considerando a importância da formação profissional para o turismo experiencial no tocante à gestão de negócios, esse grupo de trabalho tem por objetivo discutir questões relacionadas às experiências de planejamento, desenvolvimento, implementação, gestão e controle de negócios públicos e privados, de empresas e destinos turísticos, buscando tratar desde a conformação de produtos turísticos experienciais de qualidade e de seu marketing, quanto da gestão e operacionalização dos mesmos, sempre tendo presente a importância da formação de profissionais especializados para trabalhar com produtos com as características do turismo experiencial, tendo conhecimento das novas tecnologias e inovações. FORMAÇÃO PROFISSIONAL Promover a discussão e socialização das pesquisas sobre a formação dos profissionais de turismo, hotelaria e gastronomia e áreas afins, com foco nos conhecimentos, competências, valores e atitudes que deverão ser desenvolvidos para uma atuação qualificada nos novos cenários do turismo de experiência. Local Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro Av. Eng Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo SP Tel.: 55 (11) 5682-7300 Contato: senac.amforht@sp.senac.br
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