Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011


O Ministério do Turismo (MTur) elaborou uma cartilha voltada para os turistas que orienta como ter uma viagem sem sustos. É o Viaje Legal, um guia de bolso com dicas importantes para um turismo tranquilo. A cartilha reúne informações sobre a contratação de prestadores de serviços, hospedagem, pacotes de viagem, locação de automóveis, passagens aéreas e rodoviárias, dicas de saúde, dentre outros. Temas atuais como legislação sobre transporte de crianças em automóveis e direitos do consumidor em casos de atrasos e cancelamentos de vôos também integram o guia.
Na próxima semana, o material será encaminhado para os aeroportos das 27 capitais brasileiras. Uma versão eletrônica já está disponível no Portal do Turismo e no site Viaje Legal.
De acordo com a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, uma dica importante para a preparação da viagem é escolher prestadores de serviços turísticos registrados no cadastro do Ministério do Turismo, o Cadastur.
“O Ministério do Turismo, com apoio dos Órgãos Delegados de Turismo nos estados, checa a documentação das empresas e verifica se elas estão cumprindo todos os requisitos legais. É uma garantia para o consumidor, que, dessa forma, evita a contratação de serviços duvidosos”, informa a coordenadora.

O ano de 2011 é um momento chave para a Copa do Mundo da FIFA no Brasil. Será a primeira vez que o torcedor terá percepção efetiva do que está sendo preparado para a grande festa do futebol, prevista para acontecer no Brasil, em 2014.
No final de julho, será realizado o sorteio preliminar, que vai definir os grupos das Eliminatórias. O evento acontecerá no Rio de Janeiro e começará a mostrar ao mundo a cara que o Brasil pretende apresentar nos próximos três anos. Nos dias que antecedem ao evento, vários workshops e seminários serão realizados no mesmo local. Ainda em 2011 será definido o slogan da Copa do Mundo da FIFA.
A previsão é de que as obras nos três dos 12 estádios que receberão jogos da competição sejam iniciadas até o fim do primeiro semestre de 2011. Também serão definidos os locais que receberão jogos da Copa das Confederações da FIFA e o calendário de jogos da Copa do Mundo da FIFA.
Neste ano, a área de segurança estará desenvolvendo o modelo proposto para a competição e fará reuniões com as diversas forças de segurança pública (guardas municipais, polícias militares, polícias civis e responsáveis pelo trânsito), assim como já foi feito com os corpos de bombeiros. O programa único de voluntários também será lançado em 2011.
Até o final de janeiro, a gerência de Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) fecha a relação de candidatos a sediarem os CTS na Copa do Mundo da FIFA. Os locais serão vistoriados e posteriormente serão pré-selecionados de 80 a 90 CTS. Os Campos Oficiais de Treinamento (COT) e hotéis oficiais também obedecerão a mesma regra.
A escolha da cidade que vai receber o International Broadcast Centre (IBC) também acontecerá em 2011. Três cidades estão sendo analisadas para recebê-lo: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A escolha será técnica e obedecerá aos requisitos apresentados pela Host Broadcast Services (HBS), empresa responsável pela transmissão dos eventos, e pela FIFA TV.
Fonte: FIFA

A ABAV-SP promoverá, no dia 19 (quarta-feira), das 18h30 às 22h30, na sede da entidade, o curso “ Carreiras Profissionais no Turismo”. O objetivo do curso é despertar o interesse em várias áreas do setor e aguçar a curiosidade para os demais cursos da ABAV.
O curso será ministrado por Luciana Pires e o investimento: R$ 75,00. O curso é indicado alunos de curso superior, estagiários e profissionais em início de carreira.
Programa
Aéreas da Atuação;
Perfil Profissional;
Como montar um currículo;
Dicas de entrevistas.
Inscrições: cursos@abavsp.com.br e (11) 3223-0555.
Fonte: BrasilTuris

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) defende a criação de um sistema “S” para o turismo,  visando especialmente a qualificação da mão de obra para o setor. “Hoje o turismo no país mantém-se em uma incômoda posição na América do Sul, perdendo em receptivo internacional para países como o Chile, Argentina e Uruguai, por uma razão muito simples – a pouca qualificação da mão de obra do receptivo turístico brasileiro”, diz o comunicado da entidade.
A entidade acredita que pelo motivo do Sesc e Senac se dedicarem somente à sua atividade original, o comércio formal de bens, eles acabam deixando o turismo em plano secundário, com preços altos e poucas vagas em seus cursos direcionados ao setor. “O Senatur objetiva a qualificação dos profissionais e dos gestores de empresas em todas as áreas do turismo, com base em um novo paradigma de qualidade para o setor”, explicou a entidade.

O guia Viaje Legal do Ministério do Turismo (MTur), material com dicas sobre como evitar, a quem procurar e o que fazer em caso de problemas durante a viagem, foi distribuído, nesta quinta-feira (13/01), no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). A ação marcou o lançamento do material que nos próximos dias estará disponível no balcão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dos aeroportos das 27 capitais brasileiras e nos Centros de Atendimento ao Turista das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Segundo a coordenadora-geral de Serviços Turísticos, Rosiane Rockenbach, a ideia é informar e conscientizar o consumidor. “O guia traz informações para a organização de uma viagem segura, dicas sobre como evitar a frustração de algum serviço não atendido e, ainda, orienta o consumidor sobre quem procurar e o que fazer em caso do direito lesado”, disse Rockenbach.
Entre as dicas oferecidas pelo guia, está a importância da contratação de prestadores de serviços turísticos – meios de hospedagem, agências de turismo, guias de turismo – cadastrados no MTur. O guia informa também quais são os direitos do consumidor em caso de atraso ou cancelamento de voos.
O projeto Viaje Legal começou, em 2010, com a criação do sitewww.viajelegal.turismo.gov.br. Este ano, começa com a edição do guia de bolso impresso com dicas de viagem para o turista. A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação Universa e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) dão início nesta segunda-feira (17/01) as inscrições do maior programa de qualificação profissional do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 110 mil vagas para 244 cursos gratuitos nas áreas de serviços pessoais, idiomas, turismo, vestuário, administração, metalmecânica, construção e reparos, informática e ensino à distância.
Os cursos estão divididos em 156 nos 62 Centros de Educação Tecnológia e Profissionalizante (Cetep) e 88 nos 24 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Para saber qual está sendo oferecido em cada unidade, os interessados devem consultar o site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br).
Além de cursos de qualificação profissional, também há 3.660 vagas para ensino à distância da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Cadastramento
Depois de escolhido o curso e a escola na qual deseja estudar, o candidato deverá fazer a inscrição diretamente na unidade de interesse até o dia 4 de fevereiro. O sorteio para preenchimento das vagas acontecerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, nos CVTs e nos Ceteps, e será aberto ao público. A listagem será divulgada no site da Faetec no mesmo dia.
— Nosso objetivo é acabar com o déficit de mão-de-obra no Estado do Rio. Estamos abrindo essas vagas agora e, até o fim do ano, teremos mais 230 mil. Nosso objetivo é oferecer todos os anos 110 mil em janeiro e julho e 60 mil em maio e setembro — enumerou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Requisitos
De acordo com o segmento de cada curso, a exigência de escolaridade pode ser o 7 ano do ensino fundamental ou o ensino médio. Para as turmas de informática básica e idiomas, a idade mínima exigida é 12 anos. Para os outros cursos, é preciso ter 16 anos completos.
As matrículas acontecerão de 9 a 15 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 21 de fevereiro.
Fonte: Extra

Entidades ligadas a hotelaria e ao turismo da cidade de Natal (RN) definem as ações para o lançamento do projeto Profissional Bom de Copa. Fazem parte desta iniciativa a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), o Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares  (SHBRS),  e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Norte (Abrasel-RN).
Executado pela Federação Brasileira e Hospedagem e Alimentação (FBHA),  o projeto faz parte do Programa Bem Receber Copa, e visa capacitar cerca de 8 mil profissionais das 12 capitais brasileiras que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.

A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) firmou convênio com a Fundação Uniesp de Telecomunicações, para a formação profissional e qualificação de mão-de-obra especializada aos diversos segmentos do turismo, através de cursos via TV Digital Interativa. A parceria faz parte do programa da CNTur de qualificar o receptivo turístico com vistas aos mega eventos desta década, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Serão ministrados Cursos Técnicos e Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo, no modo presencial EAD e monitorado. O convênio prevê a oferta, por meio de todos os Programas de Inclusão no Ensino Superior do Governo Federal (como o PROUNI e o NOVO FIES), do Governo do Estado de São Paulo (como o programa Escola da Família, o Projeto Bolsa Alfabetização e o Programa Jovens Acolhedores) e Projetos Sociais próprio, Ensino Superior de qualidade aos membros da CNTur, seus dependentes e parceiros.

domingo, 22 de maio de 2011

Projeção para o Turismo no Brasil 2011-2014


Entrada de divisas internacionais: previsão de crescimento em 55%, chegando a 8,9 bilhões, no ano de 2014.


O Brasil precisa estar preparado para receber o elevado número de turistas que visitará o País nos próximos anos.


Desembarques domésticos: estima-se um crescimento de mais de 30%, chegando a 73 milhões, em 2014.



GERAÇÃO DE 2 MILHÕES DE EMPREGOS FORMAIS E INFORMAIS, NO PERÍODO DE 2010 A 2014.
O crescimento do mercado turístico brasileiro favorece a criação de postos de trabalho e a atuação de profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Fatores importantes:

Brasil e o Turismo - Conhecer o mercado turístico brasileiro

Você no Turismo - Entender como e onde você pode atuar

Formalização e Legalização do Turismo - Compreender a importância de estar legalmente formalizado para atuar noTurismo.


VOCÊ CONHECE o Turismo no Brasil?
O Turismo é um setor com grande potencial de expansão. Com uma economia fortalecida, prestígio no exterior e uma grande diversidade de atrações naturais e culturais, o Brasil se prepara para entrar no time dos principais destinos turísticos do mundo.


O Brasil é o maior país da América Latina, o terceiro entre as Américas e o quinto do mundo. Com toda essa extensão, são muitas as opções que o País pode oferecer aos visitantes, brasileiros e estrangeiros, seja pela riqueza natural ou pela diversidade histórico-cultural.


Todo esse potencial turístico proporciona a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Esse cenário ficará ainda mais atraente, afinal, o Brasil sediará três megaeventos esportivos internacionais:
A realização de eventos desse porte impacta diretamente a economia do Brasil: São elevados investimentos em infraestrutura, em programas de qualificação e na promoção e divulgação do País e seus destinos turísticos.

COPA DO MUNDO 2014

COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013

JOGOS OLÍMPICOS 2016

O desenvolvimento do turismo favorece a geração de empregos, a distribuição de renda e a inclusão social no País.

terça-feira, 17 de maio de 2011

domingo, 8 de maio de 2011

Turismo de Negócios