Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011


O guia Viaje Legal do Ministério do Turismo (MTur), material com dicas sobre como evitar, a quem procurar e o que fazer em caso de problemas durante a viagem, foi distribuído, nesta quinta-feira (13/01), no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF). A ação marcou o lançamento do material que nos próximos dias estará disponível no balcão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dos aeroportos das 27 capitais brasileiras e nos Centros de Atendimento ao Turista das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Segundo a coordenadora-geral de Serviços Turísticos, Rosiane Rockenbach, a ideia é informar e conscientizar o consumidor. “O guia traz informações para a organização de uma viagem segura, dicas sobre como evitar a frustração de algum serviço não atendido e, ainda, orienta o consumidor sobre quem procurar e o que fazer em caso do direito lesado”, disse Rockenbach.
Entre as dicas oferecidas pelo guia, está a importância da contratação de prestadores de serviços turísticos – meios de hospedagem, agências de turismo, guias de turismo – cadastrados no MTur. O guia informa também quais são os direitos do consumidor em caso de atraso ou cancelamento de voos.
O projeto Viaje Legal começou, em 2010, com a criação do sitewww.viajelegal.turismo.gov.br. Este ano, começa com a edição do guia de bolso impresso com dicas de viagem para o turista. A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação Universa e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).