Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011


A Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) dão início nesta segunda-feira (17/01) as inscrições do maior programa de qualificação profissional do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 110 mil vagas para 244 cursos gratuitos nas áreas de serviços pessoais, idiomas, turismo, vestuário, administração, metalmecânica, construção e reparos, informática e ensino à distância.
Os cursos estão divididos em 156 nos 62 Centros de Educação Tecnológia e Profissionalizante (Cetep) e 88 nos 24 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Para saber qual está sendo oferecido em cada unidade, os interessados devem consultar o site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br).
Além de cursos de qualificação profissional, também há 3.660 vagas para ensino à distância da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Cadastramento
Depois de escolhido o curso e a escola na qual deseja estudar, o candidato deverá fazer a inscrição diretamente na unidade de interesse até o dia 4 de fevereiro. O sorteio para preenchimento das vagas acontecerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, nos CVTs e nos Ceteps, e será aberto ao público. A listagem será divulgada no site da Faetec no mesmo dia.
— Nosso objetivo é acabar com o déficit de mão-de-obra no Estado do Rio. Estamos abrindo essas vagas agora e, até o fim do ano, teremos mais 230 mil. Nosso objetivo é oferecer todos os anos 110 mil em janeiro e julho e 60 mil em maio e setembro — enumerou o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.
Requisitos
De acordo com o segmento de cada curso, a exigência de escolaridade pode ser o 7 ano do ensino fundamental ou o ensino médio. Para as turmas de informática básica e idiomas, a idade mínima exigida é 12 anos. Para os outros cursos, é preciso ter 16 anos completos.
As matrículas acontecerão de 9 a 15 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 21 de fevereiro.
Fonte: Extra