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quarta-feira, 30 de junho de 2010

AMFORHT São Paulo Forum 2010 -Turismo de Experiência e Formação Profissional





São Paulo será sede do próximo Fórum promovido pela Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria, AMFORHT. O evento, que será realizado entre os dias 22 e 24 de setembro de 2010, visa promover a discussão de idéias e tendências, o intercâmbio de experiências e a integração entre instituições que se dedicam à formação na área de Turismo. O tema da vez é “Turismo de Experiência e Formação Profissional”. 

Dessa grande troca de conhecimentos espera-se alcançar inovação e contemporaneidade em relação à adequação da capacitação ao mercado de trabalho. Afinal, esse é um dos grandes objetivos da Associação Mundial para a Formação em Turismo e Hotelaria - AMFORHT.

EVENTOS
Os eventos, entendidos como reuniões planejadas e organizadas, podem ter caráter tanto comercial e de marketing como social e cultural. A abordagem acadêmica e científica enfoca a teoria, os métodos e as técnicas; a produção científica; e os eventos como experiência na atualidade.

O LAZER E O ENTRETENIMENTO 
O lazer e o entretenimento considerados a partir de uma perspectiva acadêmico-científica, com abordagem de elementos geralmente associados à temática, tais como formação e atuação profissional, políticas setoriais, diversidade cultural, atividades experienciais, entre outros assuntos.

ECONOMIA E MARKETING 
Estudos sobre a economia da experiência e sua relação com o setor de turismo, hotelaria, lazer e gastronomia. Pesquisas relacionadas ao planejamento e gestão do marketing de experiência em negócios. Utilização de atividades experienciais no turismo, aplicadas por organizações de outros setores da economia.


CULTURA E PATRIMÔNIO 
Identidade, memória, expressões culturais e suas relações com o turismo. Experiências em preservação do patrimônio: tombamento, restauro, revitalização e resignificação. Patrimônio e turismo: inventário, planejamento e gestão, patrimônio material e imaterial. Interpretação patrimonial e outras técnicas, ações e projetos de intervenção. Turismo cultural enquanto segmentação. Políticas públicas de incentivo à cultura, marketing cultural e oferta turística. O olhar acadêmico sobre a relação turismo/patrimônio. Os impactos socioculturais do turismo, relações entre visitantes e visitados, a experiência turística no contexto contemporâneo e as comunicações e construções simbólicas.


GASTRONOMIA 
Gastronomia e cultura. Cultura e memória alimentar. Gastronomia como elemento da experiência turística. Serviços de gastronomia no contexto turístico: bares, restaurantes e casas noturnas. Gastronomia como atrativo turístico: eventos e roteiros gastronômicos.


MEIO AMBIENTE 
Participação da comunidade local no desenvolvimento do turismo sustentável. Planejamento do turismo em áreas naturais. Manejo, conservação dos recursos naturais e gestão da visitação em áreas protegidas. Possíveis interfaces entre ecoturismo e educação ambiental. Ensino, pesquisa e extensão em turismo e meio ambiente. Gestão ambiental de empreendimentos e destinos turísticos. Novas tecnologias apropriadas para o turismo sustentável, turismo e mudanças climáticas.


PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS 

Estudos e discussões sobre os métodos e as técnicas de planejamento turístico, incluindo as novas tecnologias; abordagens relevantes sobre o turismo em destinações; e, principalmente, os resultados obtidos em programas de turismo de experiência. Programas e políticas públicas de turismo, além do papel do Estado no desenvolvimento do setor, incluindo o incentivo ao turismo de experiência. 


DEMANDA TURÍSTICA

Estudos e discussões sobre as necessidades que levam os turistas a querer vivenciar experiências em suas viagens, bem como o perfil da demanda que busca experiências turísticas. A necessidade de segmentação frente à oferta de produtos turísticos experienciais e aos desejos dos turistas.


HOSPITALIDADE
O deslocamento exige a criação de modos de receber e visitar que permitam que a atividade ocorra dentro de padrões de segurança e respeito. A valorização da experiência na visitação turística estabelece vínculos e compromissos com as pessoas. Esse grupo de trabalho se propõe a discutir e refletir sobre as relações de hospitalidade que se estabelecem entre diversas culturas, o acolhimento gerado, a maneira como as empresas e os destinos turísticos abordam esse assunto, com destaque para os aspectos políticos, econômicos, sociais e estéticos.


MEIOS DE HOSPEDAGEM 

Planejamento e operação/gestão ambiental de meios de hospedagem. Logística. Responsabilidade social em hotelaria. Tipologia e classificação dos meios de hospedagem. Inovações em serviços de meios de hospedagem. Qualidade em empresas de serviços hoteleiros. Marketing e soluções de competitividade. TI e SI aplicados. Treinamento e formação de mão de obra profissional. Produtos e serviços inovadores. Distribuição na hotelaria. Manutenção, retrofit e requalificação. Tendências do mercado: hotéis de luxo, spas, hotéis boutique, hotéis design e hotéis econômicos, supereconômicos e low-price. Hotelaria hospitalar. Redes hoteleiras e hotéis independentes. Acessibilidade para deficientes. Meios de hospedagem alternativos e temáticos. Megaeventos e seus impactos na hotelaria brasileira. High tech e high touch tecnologia, hospitalidade e experiência nos diversos segmentos e para públicos diferenciados.

GESTÃO E NEGÓCIOS 

Considerando a importância da formação profissional para o turismo experiencial no tocante à gestão de negócios, esse grupo de trabalho tem por objetivo discutir questões relacionadas às experiências de planejamento, desenvolvimento, implementação, gestão e controle de negócios públicos e privados, de empresas e destinos turísticos, buscando tratar desde a conformação de produtos turísticos experienciais de qualidade e de seu marketing, quanto da gestão e operacionalização dos mesmos, sempre tendo presente a importância da formação de profissionais especializados para trabalhar com produtos com as características do turismo experiencial, tendo conhecimento das novas tecnologias e inovações.


FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Promover a discussão e socialização das pesquisas sobre a formação dos profissionais de turismo, hotelaria e gastronomia e áreas afins, com foco nos conhecimentos, competências, valores e atitudes que deverão ser desenvolvidos para uma atuação qualificada nos novos cenários do turismo de experiência.



Local
Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Av. Eng Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo SP
Tel.: 55 (11) 5682-7300

Contato: senac.amforht@sp.senac.br


















16 horas 





PROGRAMAÇÃO





Cadastramento



17 horas
Visita Guiada ao Centro Universitário Senac
18 horas
Coquetel: Experiências em Hospitalidade
19 horas
Cerimônia de Abertura
19h30
Conferência de Abertura
Economia da Experiência
Albert Boswijk
Fundador e Diretor European Centre for the Experience Economy
Universiteit van Amsterdam Primavera Research Program

9h30
Painel
Mercado do Turismo de Experiência
12 horas
Almoço e Apresentação de Pôsteres
13h30
Workshops e Estudos de Casos
15h30
Coffee Break
16h30
Compartilhando experiências: palestrantes e convidados
17h30
Palestra
Turismo de Experiência
Mário Passos Ascenção
Docente Principal,
Curso de Bacharelado em Gestão das Experiências e Bem-Estar
HAAGA-HELIA Universidade de Ciências Aplicadas, Finlândia

9h30
Mesa Redonda
Condições Humanas e as Experiências na Sociedade Contemporânea
12 horas
Almoço e Apresentação de Pôsteres
13h30
Apresentação de Grupos de Trabalho
16h30
Coffee Break
17h30
Conferência de Encerramento
As Experiências Contemporâneas e o Consumo
Gilles Lipovetsky
Escritor e Professor de Filosofia e Sociologia
Université de Grenoble









Valores e inscrições para o eventoAté 20/7
R$
21/7 a 31/8
R$
1/9 a 22/9
R$
Estudantes150,00160,00170,00
Profissionais230,00250,00280,00
Associados Amforht200,00220,00250,00