Notícias

Loading...

quinta-feira, 4 de março de 2010

O EVENTO COMO ESTRATÉGIA COMUNICACIONAL

Levando-se em consideração que cada evento tem um público variado e que a segmentação de mercado é uma das causas da definição das mensagens e meios de comunicação, podemos enumerar alguns dos principais segmentos de público:

  • congressistas ou convencionais;
  • expositores;
  • colaboradores especiais;
  • autoridades;
  • imprensa;
  • público em geral.
O evento poderá ser planejado de maneira cooperativa, sendo realizado com o produtor, distribuidores e patrocinadores, em que o principal objetivo é a divulgação multimarcas e a divisão dos custos de produção e promoção do evento. 


Assim, o evento é um instrumento de marketing do empreendedor/patrocinador quando satisfaz as seguintes condições:

  • atinge o público-alvo desejado;
  • divulga suas marcas;
  • promove seus produtos/serviços;
  • potencializa suas vendas;
  • contribui para a expansão e a conquista de novos mercados.
O Marketing e o evento
O marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. No entanto, o marketing é muito mais do que uma função isolada - é uma filosofia que orienta toda a organização. Dessa forma, a meta do marketing é satisfazer o cliente lucrativamente, criando relação de valor com clientes importantes.
A utilização do evento como instrumento eficaz no planejamento de marketing de uma empresa será alcançado se ele tiver objetivos que sejam adequados e apropriados à natureza, necessidades e circunstâncias da empresa, atingíveis dentro das limitações de recursos disponíveis e do ambiente de marketing, e que sejam mensuráveis.