- congressistas ou convencionais;
- expositores;
- colaboradores especiais;
- autoridades;
- imprensa;
- público em geral.
Assim, o evento é um instrumento de marketing do empreendedor/patrocinador quando satisfaz as seguintes condições:
- atinge o público-alvo desejado;
- divulga suas marcas;
- promove seus produtos/serviços;
- potencializa suas vendas;
- contribui para a expansão e a conquista de novos mercados.
O marketing é a função dentro de uma empresa que identifica as necessidades e os desejos do consumidor, determina quais os mercados-alvo que a organização pode servir melhor e planeja produtos, serviços e programas adequados a esses mercados. No entanto, o marketing é muito mais do que uma função isolada - é uma filosofia que orienta toda a organização. Dessa forma, a meta do marketing é satisfazer o cliente lucrativamente, criando relação de valor com clientes importantes.
A utilização do evento como instrumento eficaz no planejamento de marketing de uma empresa será alcançado se ele tiver objetivos que sejam adequados e apropriados à natureza, necessidades e circunstâncias da empresa, atingíveis dentro das limitações de recursos disponíveis e do ambiente de marketing, e que sejam mensuráveis.